sábado, julho 18, 2009

Estão a "matar" a Ilha

GNR fiscaliza ilha de Tavira

GNR e Polícia Marítima desencadearam uma operação de dissuasão de consumo colectivo de bebidas alcoólicas e drogas ao ar livre na madrugada de dia 11 de Julho na Ilha de Tavira.

Em comunicado a GNR informou que 16 elementos daquela força de segurança e mais 20 elementos da Polícia Marítima desencadearam a operação entre as 21:00 e as 3:00 horas.

O objectivo da iniciativa passou pela manutenção da ordem pública, dissuasão de concentrações de pessoas para práticas de actividades ilegais, detecção e repressão de campismo selvagem e fiscalização de estabelecimentos.

Foram alvo da acção quatro estabelecimentos de diversão nocturna e restauração, tendo sido levantados 28 autos de contra-ordenação por infracções várias.

"Todos os anos, no início do período balnear verificam-se algumas ocorrências de carácter criminal, como sejam: campismo selvagem, fogueiras nas praias, concentração de grupos de indivíduos que praticam alguns delitos - consumo de droga, consumo de bebidas alcoólicas e furtos - que importa combater e reforçar o sentimento de segurança", diz a GNR no comunicado.

in regiao-sul.pt


Como Tavirense sinto que isto é uma pouca vergonha!
A ilha sempre foi um lugar calmo e seguro onde também havia e há animação e diversão, sempre no espírito da "boa onda". É óbvio que tal como em qualquer outra parte do mundo há sempre os infelizes que se lembram de estragar a animação, mas isso acontece em todo o lado do mundo...

Eu sou daqueles que quando procura a Ilha durante a noite, uso e pago tenta para guardas as minhas coisas, e a meio da noite com toda a tranquilidade do mundo vou buscar o saco de cama à tenda, no parque de campismo e pernoito na praia, e nunca tive problemas... Se posso ir à praia durante o dia estender a toalha e deitar-me a dormir, à noite não faz diferença nenhuma.

O Sr. Presidente de C.M. Tavira tem falado muito dos botellons que se fazem, a meu ver não é comparável e se acontecem, acontecem muito mais desde que ele decidiu fechar os bares mais cedo... Se os bares funcionarem a Ilha funciona melhor e os comerciantes da Ilha ficam a ganhar também, no geral ganham todos até a Cidade porque a Ilha atrai visitantes e é nesta hipógrisia de querer turismo pra cidade e ao mesmo tempo querer-se afastar as pessoas da Ilha, que sempre marcou as noites de verão da cidade que eu fico preplexo perante estas noticias.
Ainda tenho a acrescentar que tive amigos meus que passaram essa noite na Ilha e ao que me consta, não deram pela presença policial.

Porque é que não se preocupam em colocar os meios que noutros tempos existiam na Ilha? Existem neste momento muitos menos recipientes para colocar o lixo, o que facilita que as pessoas deixem o areal sujo, e eu digo que isto é vergonhoso.
A GNR não deve ser usada contra as pessoas e comerciantes mas para o "uso" dos mesmos...

Se não se pode beber alcool em conjunto ao ar livre porque não acabam com as esplanadas? Porque não acabam principalmente com as explanadas e mesas nas estradas e passeios de Tavira, obrigando as pessoas a circular muitas vezes em situações de perigo ou a ir dar grandes voltas de carro para chegar a um determinado local? Quantos cafés em Tavira funcionam como bares onde as pessoas por falta de espaço vagueiam na rua (incluindo na estrada), nas redondezas desses cafes, consumindo alcool e muitas vezes impedindo a circulação normal de veiculos e nem a policia faz nada?

O único crime que vejo na noticia é o consumo de drogas, porque no que toca ao campismo selvagem, duvido que tenham encontrado tendas montadas na Ilha, fora do parque de campismo. Fazer uma fogueira numa praia que mal tem? Que maldade tem fazer uma fogueira pra aguecer os mais friorentos, e onde normalmente toda a gente é bem recebida, onde se convive e socializa na maior tranquilidade, gentes de todos os cantos do mundo... Querem acabar com os bons momentos de vida das pessoas... É isso?

Tavira merece mais, merece melhor...

Trocava as fiscalizações da GNR e Policia Marítima por patrulhas nocturnas e diurnas na Praia e no acesso à Ilha, coisa que é cada vez mais escassa, até porque este ano os postos da guarda fiscal quer nas 4Águas quer na Ilha estão ao abandono...

Tavira não pode viver na opressão da GNR a mando do Presidente de Camara, Tavira é e será sempre Livre para quem a tratar bem, e eu sou livre de defender o Sr. Presidente quando acho que são injustos com ele, mas também sei apontar o dedo quando ele é injusto com os outros. Chega de palhaçada com a Ilha...

Cumprimentos

1 comentário:

Al-Qaerva disse...

Embora não seja de Tavira, nem algarvio, percebo perfeitamente o que sentes.

Resta-nos resistir e remar contra a maré!

Não vai ser um presidente da câmara, nem GNR's que vão acabar com o convívio e diversão das pessoas.

Não sou comunista, mas digo-te "Força camarada! porque o povo é quem mais ordena"


P.S.- Parabéns pelo blog