terça-feira, setembro 22, 2009

O que é a creatina?

Sondagem realizada no blog:

O nuno deve tomar creatina?

  • Sim 40%
  • Não? Ele já é bastante "grande" 60%
  • Creatina? o que é isso? 0%
  • Ele devia era deixar o ginásio 0%

Agradecia desde já todos os que votaram, deixo conteúdo sobre o assunto "creatina" abaixo...


A creatina [NH2-C(NH)-NCH2(COOH)-CH3] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne.

Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar de os vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem por sua deficiência.


Em Portugal a creatina pode ser encontrada sob o formato de Monohidrato de Creatina e é um produto autorizado pela ASAE. É sobretudo utilizado para o aumento muscular e da força bem como a resistência da mesma.

A comercialização da creatina no Brasil é proíbida!


Efeitos nocivos

O excesso de creatina pode causar sobrecargas nos rins e diminuir a capacidade natural do corpo em absorver creatina devido aos transportadores estarem sobrecarregados, contudo o processo voltará ao normal algum tempo após a cessação. Algumas pessoastiveram diarreia, cãibras musculares, devido à retenção de água, tolerância térmica e náuseas. Este efeitos são muito raros, embora dependentes da quantidade tomada.


Os fabricantes de creatina aconcelham acompanhamento de profissionais de saúde e nutrição quando a creatina é tomada em excesso que acelerará o funcionamento dos rins e fígado.


Sem comentários: