sexta-feira, novembro 23, 2007

Shakira de novo!!


«Participar no filme foi uma motivação pessoal porque é um belo romance de um dos mais extraordinários escritores da história e um amigo pessoal», disse Shakira


Encontro entre Nobel da literatura e da beleza


FILME Romance de Gabriel García Márquez, «Amor em Tempos de Cólera», adaptado ao cinema com boleros

de Shakira. Um beijo entre colombianos, num presente para a alma proporcionado pelo realizador Mike Newell

Por Nuno Raposo Oargumentista Ronald Harwood e o realizador Mike Newell juntaram o Nobel da Literatura, o escritor Gabriel García Márquez, e a Nobel da Sensualidade, a cantora Shakira. Beleza colombiana para ver e ouvir na adaptação de Amor em Tempos de Cólera, o romance de Gabo agora adaptado à grande tela. Boleros de amor na música de Shakira, palavras intensas numa obra envolvente onde também se pode ver a actriz brasileira Fernanda Montenegro.

A paixão de Florentino Ariza por Fermina Daza captado pela câmara de Mike Newell, Amor em Tempos de Cólera numa (difícil) adaptação ao cinema que Gabriel García Márquez aprovou depois de a ver em primeira-mão.

Mas no filme a beleza da escrita de Gabo recebe de braços abertos a música de Shakira, num beijo colombiano temperado a bolero. «Ao compor três boleros para o filme quis mostrar e exportar a beleza do meu país e a obra de García», explicou Shakira. «Participar neste filme foi uma motivação pessoal porque é um romance extraordinário de um dos mais extraordinários escritores da história e um amigo pessoal», acrescentou a cantora.

Hay Amores, composição que trabalhou com o argentino Pedro Aznar, e uma versão nova de Pienso em Ti são boleros que Shakira já apresentou e que prometem surpreender até os mais cépticos com a música e o talento como compositora da famosa colombiana.

Fernanda Montenegro

Ronald Harwood (O Pianista) teve a missão de adaptar a obra, filmada por Newell (Harry Potter e o Cálice de Fogo). Protagonizada pelo actor espanhol Javier Bardem, o filme narra a história do amor de Florentino Ariza que espera durante meio século por Fermina, papel interpretado pela italiana Giovanna Mezzogiorno.

Rodado em 2006 em Cartagena, Colômbia, o filme conta com a participação da veterana actriz brasileira Fernanda Montenegro, que encarna o papel de mãe de Florentino. «Quando chegou o convite, pensei que seria uma perda de tempo encarar o desafio de interpretar noutra língua no fim da minha carreira», confessou a brasileira. «Mas fui para esta aventura e foi maravilhoso», garantiu.

O filme já passou pelo Festival do Rio de Janeiro e pelo AFI Film Festival, nos Estados Unidos (muito bem recebido), estará nas salas colombianas a partir de amanhã e só Portugal ainda não sabe quando poderá vê-lo.

in abola.pt/sexta

Sem comentários: