sexta-feira, julho 13, 2007

Festival da Juventude de Cacela Velha



Juventude em festa em Cacela Velha de 27 a 29 de Julho

Por Gabinete de Apoio ao Presidente

2007-7-13

O que têm em comum Da Weasel, Sam The Kid, Nigga Poison e os DJ’s José Padilla, Rui da Silva, Overule, Hélder Soares, Rui Vargas, Hélder Santos e Filipe d’Palma? Eles são os cabeças-de-cartaz do novo festival de música que vai animar o Verão algarvio: o Festival da Juventude de Cacela Velha.

O festival – A paisagem histórica da villa romana de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, vai ser palco de um dos melhores festivais de música deste Verão. Entre os dias 27 e 29 de Julho, o Festival da Juventude de Cacela Velha promete levar ao rubro o Verão português e na sua primeira edição o cartaz é, no mínimo, de luxo.

Os bilhetes estão à venda em todo o país na Fnac, Bliss, Livraria Bulhosa (Oeiras Park), Lojas Abreu, Ticketline (www.ticketline.sapo.pt), em Monte Gordo no Blue Bay Tours e no local no dia dos espectáculos. A entrada para um dia custa 10 euros e para os três dias 25 euros. Quem quiser acampar e desfrutar dos três dias de festival e da beleza natural da região apenas tem de pagar 50 euros.

O Festival da Juventude de Cacela Velha é uma produção da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que conta com os apoios da Cerveja Sagres, da Ticketline e da RDP – Antena 3.

O local – Considerada a zona mais antiga do município de Vila Real de Santo António, tendo sido mesmo sede de concelho, a existência de Cacela Velha remonta ao período de ocupação romana e árabe, embora lhe seja atribuída origem fenícia. Desde sempre ligada à pesca e à salga de peixe, Cacela Velha alcançou o estatuto de vila pela mão do Rei D. Dinis em 1283. Nos dias de hoje, Cacela Velha – que detêm credencial de Imóvel de Interesse Público desde 23 de Setembro de 1983 – é uma pequena povoação de agricultores e pescadores, pintalgada de casas brancas e térreas, e um magnífico miradouro sobre o mar e os vastos areais da Ria Formosa.

Como atracções turísticas de Cacela Velha há a destacar o Núcleo Museológico, a Fortaleza e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

As bandas – Chama-se Samuel Martins Torres Santiago Mira, mas todos os conhecem por Sam The Kid. A grande figura do hip-hop nacional do momento apresenta-se no dia 27 de Julho (sexta-feira) no Festival de Cacela Velha para apresentar o novíssimo “Pratica(mente)”, terceiro álbum de originais de onde foi extraído o single “Poetas de Karaoke”.

Um dia depois, a 28 de Julho (sábado), o palco do novo festival de Verão de Portugal recebe aquela que é considerada actualmente a melhor banda portuguesa. Os Da Weasel levam já 14 anos de existência e chegam a Cacela Velha com as grandes “malhas” do recente “Amor, Escárnio e Maldizer”.

O último dia da primeira edição do Festival da Juventude, 29 de Julho (domingo), apresenta ao público os lisboetas Nigga Poison, uma referência no panorama hip hop underground português. Formados em 1994 pela dupla Praga e Karlon, os Nigga Poison contam no seu currículo com participações em inúmeros eventos, programas de rádio e televisão a nível nacional e internacional.

Os DJ’s – O frenesim de Ibiza (Espanha) vai mudar-se a 27 de Julho (sexta-feira) para Cacela Velha. Tudo porque o fantástico José Padilla, DJ no afamado “Café Del Mar”, vai estar no Festival da Juventude para encher de loucura e ritmo todos os “festivaleiros”. Os índices de animação nessa noite vão, aliás, andar ao rubro, pois a José Padilla seguir-se-á o set de Rui da Silva, DJ português radicado em Londres autor do hit “Touch Me” – número um em diversos tops mundiais – e que já trabalhou com nomes como Jennifer Lopez ou DJ Danny Tegnalia, além de ter sido um dos mentores dos Underground Sound of Lisbon.

Um dia depois, 28 de Julho (sábado), os pratos do Festival da Juventude de Cacela velha vão estar entregues a Overule, considerado por muitos o melhor DJ de r&b do país, e a Hélder Soares, mestre das fusões de estilos tão distintos como o funk, o soul ou o disco sound.

A fechar o Festival da Juventude de Cacela Velha, no dia 29 de Julho (domingo), vai estar o conhecido Rui Vargas, DJ residente no Lux (Lisboa) uma das referências maiores do deejaying nacional com quase duas décadas de carreira. Antes, terão também direito ao seu set Hélder Santos e Filipe d’Palma.

Para qualquer esclarecimento e informação adicional:

Luís Varela Marreiros

962472190


in cm-vrsa.pt

Sem comentários: