quarta-feira, maio 23, 2007

Balsa, Cidade Perdida



No próximo dia 26 de Maio, Sábado, terá lugar no Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, pelas 17h30, o lançamento do livro “Balsa, cidade perdida”, da autoria do Historiador Luís Fraga da Silva.

Esta edição, sobre a cidade de Balsa e a história do Algarve, irá revelar ao público aquele que o autor considera ser o maior monumento do Algarve romano.

Balsa situa-se numa zona do Parque Natural da Ria Formosa, entre Luz de Tavira, a Ria Formosa e Pedras d’el Rei, e, segundo o autor, foi a maior cidade do Algarve, e uma das maiores da Lusitânia, com 45 hectares de superfície, maior que Faro, Lisboa, Conimbriga e Huelva de então, e oito vezes maior que o centro histórico-medieval de Tavira, chegando a cunhar moeda no inicio da colonização romana.

A produção deste livro tornou-se possível depois de anos de investimento e discussão conjunta com o Campo Arqueológico de Tavira (CAT), no que diz respeito à articulação dos pontos de vista da geografia histórica, da arqueologia, da história, da museologia e da divulgação cultural.

Sem comentários: